Exercícios para decorar as posições das notas e treinar os dedos
É importante que você decore as posições das notas e treine os dedos para poder tocar violão ou guitarra. Você vai perceber como pode ser difícil fazer com que os dedos acertem as casas desejadas e quem também pressionem as cordas de forma correta para que o som saia limpo.
Os exercícios a seguir são uma mistura de prática teórica para decorar as posições das notas, mas também uma rotina prática para exercitar os dedos da mão esquerda.
Exercício para conhecer as notas e as suas posições
Usando a imagem do braço do instrumento, pegue o seu instrumento e vá tocando apenas as notas naturais, pulando os sustenidos e bemóis, uma por uma, sempre falando o nome da nota tocada em voz alta. Em todas as cordas e todas as casas.
Ao usar a mão direita, você pode escolher entre usar a palheta ou os dedos.
Decorar a posição de todas as notas é a situação ideal, mas se já souber a sequência das notas, quais são as primeiras notas de cada corda e como navegar por elas, usando a estrutura de intervalos vista até agora, é possível encontrar outras notas contando as casas partindo das já conhecidas.
Uma dica importante é utilizar as marcações que existem no braço do instrumento, geralmente em forma de bolas. Elas marcam as casas de número ímpar, com exceção da casa 12 , começando na casa 3, seguindo pelas casas 5, 7, 9, pulando para a casa 12.

Note que as cordas 6 e 1 possuem as mesmas notas em oitavas diferentes. Se aprender as posições das notas de uma das cordas, já vai saber da outra.
Depois passe a fazer o mesmo exercício, incluindo também os acidentes.
Notas oitavadas
Outra dica muito valiosa para auxiliar na localização das notas é usar um sistema que mostra onde encontrar uma mesma nota em outra oitava. Quando você souber onde está qualquer nota, vai perceber que tem uma mesma nota em outra oitava bem perto e sempre com o mesmo número de casas de distância.
O dedo 1 vai definir qual é a nota de referência, descendo duas cordas e pulando duas casas para a direita, se encontra a mesma no em outra oitava.

Colocando o dedo 1 na casa 1 da corda 6, temos a nota Fá(F), descendo duas cordas para a corda 4 e descendo duas casas, chegamos na casa 3, onde também encontramos a nota Fá(F). Agora é só tocar as cordas 6 e 4, abafando a corda 5 para que você toque uma nota oitavada.
Não é possível usar essa técnica partindo das cordas 1 e 2 porque não existem mais cordas depois destas.
Quando as notas de referência estiverem nas cordas 3 ou 4, preciso pular duas cordas para baixo e três casas para frente.

Volte na figura que mostra as notas no braço e teste todas essas possibilidades.
Exercício para ganhar mobilidade nos dedos
Você precisa criar independência nos dedos e também alguns calos, sim você terá alguns calos nas pontas dos dedos, para conseguir tocar as notas individualmente e também fazer acordes.
É preciso enumerar os dedos da mão esquerda de 1 a 4, onde o indicador é o número 1 e o mindinho é o número 4.
As cordas são numeradas de 1 a 6 e o número de casas pode variar conforme o tamanho do braço.

A execução
Posicionar o dedo 1 na primeira casa da corda 6 e, com a outra mão, usando uma palheta ou o dedão, mover a corda 6 para tocar a nota.
Feito isso, use o dedo 2 na casa 2 da mesma corda e mova mais uma vez a corda. Repita o processo até chegar no dedo 4.
Não precisa ter pressa, o importante é que a nota soe o mais limpa possível e que você treine seus dedos para serem independentes.
O processo pode ser repetido em qualquer corda, começando de qualquer casa. Só se certifique de tocar as casas subsequentes na mesma corda e usando todos os dedos na sequência numérica.
Na figura abaixo, as bolas pretas indicam os números dos dedos que devem ser empregados em cada casa e cada corda. A sequência deve ser executada totalmente em uma corda antes de passar para a próxima.

Quando estiver confortável, faça o processo inverso, comece pelo dedo 4 até chegar no 1. Repita o mesmo processo usando as diferentes técnicas da palhetada.
Comments are closed