Formação dos acordes Maiores
Acordes Maiores são conjuntos de duas ou mais notas tocadas ao mesmo tempo, que harmonizam entre si.
Os mais comuns são formados por três notas, chamados de tríades.
Tríades
A estrutura mais simples para formação de acordes é chamada de tríade, onde o acorde é formado pela conjunção de três notas de uma escala:
tônica(1), terça(3) e quinta(5).
Se você não sabe o que são os termos tônica, terça e quinta, leia sobre a classificação dos intervalos musicais
A primeira nota é a tônica e dá nome ao acorde. Isso significa que para montar o acorde Dó(C), é preciso saber a escala da nota Dó(C) e assim sucessivamente para todos os outros acordes.
Para saber qual é a escala natural de uma nota, é necessário entender os conceitos sobre intervalos musicais.
Quando utilizamos a tríade para formar acordes, o que define se um acorde vai ser maior ou menor é a escala que vai ser utilizada. A escala maior natural dá origem a acordes maiores e a escala menor dá origem a acordes menores.
Formação de acordes maiores
A escala maior natural, que irá formar acordes maiores, usa a seguinte estrutura de intervalos de tom (T) e semitom (ST):
T – T – ST – T – T – T – ST.
Isso significa que, partindo de qualquer nota, podemos encontrar as outras notas que fazem parte da sua escala maior natural apenas pulando estes intervalos.
A sequência para a criação de qualquer escala maior natural e todas as outras escala é a cromática. Ela é composta pelas 7 notas naturais e os seus 5 acidentes.
Ao desenhar escala cromática, é possível contar os intervalos e verificar quais as notas fazem parte de uma escala específica.
Apesar de existirem 12 notas na escala cromática, a escala maior só possui 7 notas
O círculo das notas
Perceba que essa sequência das 12 notas é cíclica, isso significa que se inicia com a nota que pretendemos montar a escala e só termina no seu sétimo grau.
Se a escala começar com a nota Dó(C), a essa será atribuído o número 1, indicando que se trata do primeiro grau da escala, a próxima nota será o segundo grau e, portanto, será atribuído o número 2.
Assim se segue até o sétimo grau, que nesse caso da escala da nota Dó(C) é a nota Si(B).

Agora imagine que estamos montando a escala da nota Ré(D), independente de saber se a sequência vai ser composta por notas naturais ou por seus acidentes, sabemos que a nota Dó(C) ou o seu acidente, Dó sustenido(C#), vai parar no último grau.

Não podemos também deixar notas de fora, sendo elas naturais ou seus acidentes, é preciso que todas as notas estejam presentes.
Pode ser que uma nota seja Dó(C), Dó sustenido(C#) ou Dó bemol(Cb), mas todas as escalas de todas as notas terão a nota Dó ou uma das suas variações. Isso serve para todas as outras notas.
Regras para montar a escala
Resumo das regras para montar uma escala:
- Não pode ter notas repetidas na mesma escala;
- Em uma escala que tenha sustenidos não pode ter bemóis e vice-versa;
- Não pode faltar nenhuma das setes notas naturais ou seus acidentes.
Acorde Dó maior(C)
Na figura abaixo temos uma ilustração mostrando o padrão dos intervalos que formam a escala da nota Dó(C). Os números indicam os graus da escala e não os números das casas. Desta forma a figura não está demonstrando que a nota Dó(C) começa na casa 1 da corda 6.

Utilizando a escala maior natural da nota Dó(C) para criarmos o acorde Dó(C), vamos separar os três graus.
Na figura acima, a escala com as 12 notas foi disposta em sequência iniciando pela nota Dó(C). Usando a estrutura de intervalos da escala maior, começando a contar pelo primeiro grau, que nesse caso é a nota Dó(C), as próximas notas que fazem da escala foram circuladas em amarelo.
O primeiro grau é a própria nota Dó(C), sua terça maior é a nota Mi(E) e a quinta justa é a nota Sol(G). Então o acorde Dó(C) é formado pelas notas C, E, G.
A figura abaixo é uma representação gráfica (diagrama) do acorde Dó(C).
Ao lado esquerdo da figura, está a representação tradicional de um acorde, indicando as cordas, os números das casas e os números dos dedos que devem ser utilizados. Ao lado direito, a figura mostra as notas que são tocadas quando o acorde é executado.
De todas as cordas tocadas nesta fôrma do acorde Dó(C), sendo elas cordas soltas ou pressionadas pelos dedos nas casas, somente as notas da tríade Dó(C), Mi(E), Sol(G) são acionadas.

Até agora foi simples construir a escala natural maior de Dó(C) porque nessa escala não é necessário usar a equivalência das notas. Por isso vamos fazer o passo a passo da criação de cada escala.
Acorde Ré maior(D)
A escala maior natural da nota Ré(D) segue as mesmas regras de estrutura de intervalos da escala da nota Dó(C).
A figura abaixo mostra todas as 12 notas existentes dentro de um oitava partindo da nota Ré(D) e circula quais notas fazem parte da escala maior da nota Ré(D) com seus respectivos graus. Os números representam os graus da escala.

Você percebeu que usando a sequência da estrutura de intervalos da escala maior natural, começando pela nota Ré(D), as notas Fá sustenido(F#) e Dó sustenido(C#) fazem parte da escala? As notas naturais Fá(F) e Dó(C) ficaram de fora da escala, mas não deixaram de ser representadas por seus acidentes.
As notas que formam o acorde Ré(D) são: Ré(D), Fá sustenido(F#) e Lá(A).
Acorde maior Mi(E)
Vamos montar a escala maior natural da nota Mi(E) como mostra a figura abaixo.

Com a escala da nota Mi(E) formada, podemos separar os três graus da tríade. Assim as notas que formam o acorde de Mi(E) são: Mi(E),Sol sustenido (G#) e Si(B).
Acorde maior Fá(F)
Para montar a escala da no Fá(F) é preciso lembrar das três regras:
- Não pode ter notas repetidas na mesma escala;
- Não pode ter sustenidos em uma escala que tenha bemóis e vice-versa;
- Não pode faltar nenhuma das setes notas naturais ou seus acidentes.
A escala maior natural da nota Fá(F) tem duas notas que se repetem. No terceiro grau encontra-se a nota Lá(A) e no quarto grau, a nota Lá sustenido(A#). Na figura abaixo, podemos ver a seguinte sequência de notas: F, G, A, A#, C, D e E.

Nesse caso, a nota Lá(A) apareceu duas vezes (A e A#), mas não pode ter notas repetidas na mesma escala. Além disso, a nota Si(B) ficou fora da escala.
Então a nota equivalente da nota Lá sustenido(A#) é a nota Si bemol(Bb), que possui o mesmo som, mas nomenclatura diferente para situações diferentes.
Dessa forma, a escala maior natural de Fá(F) é formada pelas notas: Fá(F), Sol(G), Lá(A), Si bemol(Bb), Dó(C), Ré(D) e Mi(E).
As notas que formam o acorde de Mi(E) são: Fá(F), Lá(A) e Dó(C).
Acorde maior Sol(G)
Vamos montar a escala maior natural da nota Sol(G) como mostra a figura abaixo.

Com a escala da nota Sol(G) formada, podemos separar os três graus da tríade. Assim, as notas que formam o acorde Sol(G) são: Sol(G), Si(B) e Ré(D).
Acorde maior Lá(A)
Vamos montar a escala maior natural da nota Lá(A) como mostra a figura abaixo.

As notas que formam o acorde Lá(A) são: Lá(A), Dó Sustenido(C#) e Mi(E).
Acorde maior Si(B)
Vamos montar a escala maior natural da nota Si(B) como mostra a figura abaixo.

As notas que formam o acorde Si(B) são: Si(B), Ré sustenido(D#) e Fá sustenido(F#).
Resumo
A tabela abaixo resume as notas das escalas maiores naturais das notas naturais.

A imagem abaixo resume as tríades dos acordes maiores naturais.

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