TÉTRADES
Tétrades são acordes formados por 4 notas usando os graus primeiro, terceiro, quinto e sétimo de uma dada escala.
Uma tétrade é uma tríade com a adição de mais um grau, o sétimo. Note que são os números ímpares dos graus de uma escala que formam esses dois acordes.

As tétrades têm sua representação no formato de cifra bem parecida com a de uma tríade. O que diferencia os dois é a adição no número 7 à cifra de uma tétrade, indicando a presença do sétimo grau da escala.
O sétimo grau de uma tétrade pode variar entre menor e maior. Quando maior, a letra “M” maiúscula acompanha o número 7 e a ausência da letra indica que a sétima é menor.
Dó com sétima maior (C7M)
Dó com sétima menor (C7)
Já que estamos falando do sétimo grau, vale a pena relembrar das classificações deste intervalo.
Sétima menor: é o intervalo de sete notas, com dez semitons ou cinco tons entre duas notas.
Sétima maior: é o intervalo de sete notas, com onze semitons ou cinco tons e meio entre duas notas.
Empilhamento de terças
Você já deve ter ouvido o termo empilhamento de terças para se referir aos acordes. É exatamente o que acontece nas tríades e tétrades.
Da nota Dó(C) até a nota Mi(E) existem três notas, da nota Mi(E) até a nota Sol(G), mais 3. Da nota Sol(G) até a nota Si(B), outras três.

O que quero mostrar com isso, é que o nome do acorde vai se somando conforme as suas tríades vão se empilhando.
O acorde Dó com sétima maior(C7M) é uma tríade maior que forma o acorde Dó maior(C). Ao empilhar mais uma terça maior, mais um nome é somado ao acorde, que nesse caso é a sétima maior.
Imagine que existem dois empilhamentos de terças para que uma tétrade seja formada. O primeiro empilhamento já define uma parte do nome do acorde (acorde maior ou menor) e o segundo empilhamento adiciona mais um nome ao acorde(com sétima maior ou com sétima menor)
T – 3(M) – 5(J) – 7M
Tríade maior com sétima maior
T – 3(M) – 5(J) – 7
Tríade maior com sétima menor
Não se esqueça que escalas maiores dão origem a tríades maiores, como Dó maior(C), Ré maior(D) etc.
Escalas menores dão origem a tríades menores, como Dó menor(Cm), Ré menor(Dm) etc.
Principais tipos de tétrades
Tétrades construídas sobre tríades maiores:
Acordes Maiores com sétima maior
Os acordes maiores com sétima maior (M7) desempenham um papel fundamental na harmonia musical, especialmente em estilos como o jazz, rock e música clássica contemporânea.
A presença da sétima maior confere a esses acordes uma sonoridade distinta e característica, influenciando significativamente a progressão harmônica e a criação de melodias.

Acordes Maiores com sétima menor
Esses acordes são a base da harmonia tonal e estão presentes em praticamente todos os estilos musicais.
A sétima menor cria uma tensão que busca uma resolução para a tônica, mas de forma mais suave e estável em comparação à sétima maior. Isso faz com que os acordes maiores com sétima menor sejam mais consonantes e fáceis de ouvir.

Tétrades construídas sobre tríades menores:
Acorde Menores com sétima maior
A combinação da terça menor com a sétima maior cria um som bastante dissonante e tenso, diferente do que estamos acostumados a ouvir nos acordes maiores com sétima menor.
A sétima maior aumenta significativamente a tensão do acorde, criando um som mais agudo e menos resolvido.

Acordes Menores com sétima menor
A combinação da terça menor e da sétima menor cria um som mais consonante e estável em comparação com outros tipos de acordes de sétima.
São utilizados em uma ampla variedade de estilos musicais, desde o jazz ao pop.

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