Montando as Tétrades maiores com sétimas maiores e menores
Aprenda a montar as escalas para encontrar os graus dos Acordes Maiores com sétima maior (X7M) e com sétima menor (X7).
Além de montar as escalas e identificar os graus da tétrades, aprenda a executar esses acordes com os diagramas dos acordes
Já que estamos falando de acordes maiores, que irão variar apenas no sétimo grau, então devemos usar a escala maior.
A diferença entre um tipo e outro está na distância medida em tons que o sétimo grau está em relação ao primeiro:
Sétimo grau maior(X7M) – 5,5 tons
Sétimo grau menor(X7) – 5 tons
Dó com sétima maior(C7M)
A formação básica do acorde Dó(C) é feita com a junção de três notas da escala maior natural da nota Dó(C). Essas três notas, chamadas de tríade, são compostas pelos graus 1, 3 e 5 da tônica.
A figura abaixo mostra a escala maior natural da nota Dó(C) já com os graus da tríade. Se você não sabe como montar essa escala, leia como formar as tríades.

A figura abaixo mostra uma das formas de executar o acorde Dó(C) no violão ou guitarra.

Você percebeu que quase todas as cordas do instrumento são acionadas para a execução do acorde, mas somente as notas Dó(C), Mi(E) e Sol(G) da tríade são tocadas ?
Para empilhar mais uma terça em uma tríade maior, é necessário contar a quantidade de notas entre a tônica e o seu sétimo grau.
No caso da tétrade do acorde Dó com a sétima maior (C7M), o sétimo grau do intervalo precisa ser maior.
Para que isso ocorra, a distância entre Dó(C) e Si(B) deve ser de onze semitons ou cinco tons e meio (5,5).
Contando os intervalos na figura abaixo.

Agora que confirmamos as quatro notas que compõem a tétrade do acorde Dó com sétima maior (C7M), vamos verificar no diagrama como este acorde pode ser executado.

Comparando os diagramas dos acordes Dó(C) e Dó com sétima maior(C7M), o que muda é a retirada do dedo 1 na execução do acorde C7M.
A nota Dó(C), que se repetia duas vezes anteriormente, cede espaço para a nota Si(B).
Apesar do nome mais “complexo”, a execução ficou mais simples nesse caso.
Dó com sétima menor(C7)
No caso da tétrade do acorde Dó com a sétima menor (C7), o sétimo grau do intervalo precisa ser menor. Para que isso seja possível, a distância entre Dó(C) e Si(B) deve ser de 10 semitons ou cinco tons entre estas duas notas.
Vamos contar os intervalos entre Dó(C) e Si(B) na figura abaixo.

Você notou que contando dez semitons ou cinco tons partindo da nota Dó(C) termina em Lá sustenido(A#)?
Nesse caso, a escala já tem a nota Lá(A) no sexto grau da escala. Já que não podem existir notas repetidas em uma mesma escala, a nota Lá sustenido(A#) precisa ser chamada por outro nome.
Os acidentes musicais podem ter dois nomes diferentes, no mesmo lugar que encontramos a nota Lá sustenido(A#), também encontramos a nota Si bemol(Bb).
Além disso, o símbolo bemol(b) serve para indicar que uma nota natural teve o seu grau diminuído em 1 semitom(ST). Se o sétimo grau maior da escala é a nota Si(B), para diminuir um grau desta nota basta voltar um semitom no instrumento e chamar a nota de Si bemol(Bb).
A figura abaixo mostra como o acorde Dó com sétima menor (C7) é executado no instrumento.

Comparando com a execução do acorde Dó(C), o dedo 4 é adicionado para poder acionar a nota Si bemol(Bb).
Ré com sétima maior(D7M)
A tríade do acorde Ré(D) vem da escala maior da nota Ré(D). Com os graus identificados, basta empilhar as terças para montar tríade e a tétrade.

A figura abaixo mostra o desenho tradicional para executar o acorde Ré(D).

O sétimo grau da nota Ré(D) é a nota Dó sustenido(C#). Para que seja executado o Ré com sétima maior(D7M), é necessário que existam 11 semitons ou 5 tons e meio de distância entre a nota tônica.
As notas da tétrade D7M estão na escala maior da nota Ré(D) mostrada acima. Basta empilhar as terças dos graus 1 – 3 – 5 – 7.
D – F – A – C#
A figura abaixo mostra uma das formas de executar o acorde (D7M).

Note que o dedo 3, no acorde D está acionando a nota D e no acorde D7M, com a adição da nota C#, o dedo 2 troca de lugar com o dedo 3 e volta uma casa para trás saindo da nota D para a nota C#.
Ré com sétima menor(D7)
O sétimo grau maior da escala maior da nota Ré(D) é a nota Dó sustenido(C#), voltando meio tom, chegamos na nota Dó(C).

Mi com sétima maior(E7M)
Para montar o acorde Mi(E), é preciso antes montar a escala maior da nota Mi(E). A figura abaixo mostra os sete graus da escala, ressaltando os os graus.

Com os três graus da tríade, é possível montar a forma do acorde Mi(E), mostrado na figura abaixo.

Para montar a tétrade do acorde Mi com sétima maior (E7M) é necessário incluir a sétima maior da escala da nota Mi(E), que é a nota Ré sustenido(D#). A figura abaixo mostra a execução do acorde com o sétimo grau maior.

Mi com sétima menor (E7)
Para montar a tétrade Mi com sétima menor(E7) vamos pegar o sétimo grau maior e voltar meio tom, chegando na nota Ré(D). A figura abaixo mostra a execução do acorde.

Fá com sétima maior(F7M)
Para montar o acorde Fá(F), vamos antes montar a escala maior da nota Fá(F). A figura abaixo mostra os sete graus da escala.

Com os três graus da tríade, é possível montar a forma do acorde Fá(F), mostrado na figura abaixo.

Para montar a tétrade do acorde Fá com sétima maior (F7M) é necessário incluir a sétima maior da escala da nota Fá(F), que é a nota Mi(E). A figura abaixo mostra a execução do acorde com o sétimo grau maior.

Fá com sétima menor(E7)
Para montar a tétrade do acorde Fá com sétima menor(F7) vamos pegar o sétimo grau maior e voltar meio tom(ST), chegando na nota Ré sustenido(D#). A figura abaixo mostra a execução do acorde.

Sol com sétima maior(G7M)
Para montar o acorde Sol(G), vamos antes montar a escala da nota Sol(G).A figura abaixo mostra os sete graus da escala, ressaltando os os graus da tríade.

Com os três graus da tríade, é possível montar a forma do acorde de Sol(G), mostrado na figura abaixo.

Para montar a tétrade do acorde Sol com sétima maior (G7M) é necessário incluir a sétima maior da escala da nota Fá(F), que é a nota Mi(E). A figura abaixo mostra a execução do acorde com o sétimo grau maior.

Sol com sétima menor(G7)
Para montar o acorde Sol com sétima menor(G7), basta voltar meio tom (ST) do sétimo grau da escala da nota Sol(G), que é a nota Fá sustenido(F#). A sétima menor é a nota Fá(F). A figura abaixo mostra a forma do acorde G7.

Lá com sétima maior(A7M)
Montando o acorde Lá(A) á partir da escala para podermos entender a transição desta forma de tríade para a forma de tétrade. A figura abaixo mostra os sete graus da escala, ressaltando os os graus da tríade.

A figura abaixo mostra a forma do acorde Lá(A) composto exclusivamente pelas notas do primeiro, terceiro e quinto grau da escala da nota Lá(A).

Para montar a tétrade de Lá com sétima maior (A7M) é necessário incluir a sétima maior da escala da nota Lá(A), que é a nota Sol sustenido(G#). A figura abaixo mostra a execução do acorde com o sétimo grau maior.

Lá com sétima menor(A7)
Para montar o acorde Lá com sétima menor(A7), basta voltar meio tom (ST) do sétimo grau da escala da nota Lá(A), que é a nota Sol sustenido(G#). A sétima menor é a nota Sol(G). A figura abaixo mostra a execução do acorde com o sétimo grau menor.

Si com sétima maior(B7M)
Por fim, vamos montar a escala da nota Si(B) para vermos as notas da tríade que formam o acorde e depois quais alterações essa forma sofre mudando para sua tétrade maior e menor. A figura abaixo mostra a escala.

A forma do acorde é demonstrada na figura abaixo.

Acrescentando a nota Lá sustenido(A#), que é o sétimo grau da escala, teremos a seguinte forma na figura abaixo.

Volte no diagrama do acorde A7M e veja que a execução é quase a mesma. O que muda é QUE o acorde B7M subiu duas casas, ou dois semitons, e precisou da adição da pestana para compensar o rastilho.
Uma forma de uma nota serve para executar outras notas da mesma classe, bastando fazer a pestana para compensar o rastilho e contar os intervalos da escala.
Quando eu digo acordes da mesma classe, quero dizer que você pode usar a forma de acorde maior com sétima maior para executar outros acordes maiores com sétimas maiores, mas não pode usar essa forma para executar acordes maiores com sétimas menores e outros tipos.
A forma do acorde Si(B) já é naturalmente proveniente da forma do acorde Lá(A). Qualquer variação do acorde Lá(A) pode ser espelhada para as variações do acorde Si(B).
O mesmo pode ser observado entre os diagramas de E7 e F7.
Si com sétima menor(B7)
Para montar o acorde Si com sétima menor(B7), basta voltar meio tom (ST) o sétimo grau da escala que é Lá sustenido(A#) para a nota Lá(A). A figura abaixo mostra a forma do acorde.

Volte no início do conteúdo e repare que nas formas de execução das tríades mostradas dos acordes C – D – E – F – G – A – B, as suas notas tônicas aparecem mais de uma vez.
Ao adicionar o sétimo grau nesses acordes, essas notas tônicas repetidas é que dão espaço para as notas do sétimo grau de cada escala. Isso ajuda a explicar porque algumas formas mudam tanto da tríade para a tétrade.
É necessário fazer um ajuste onde os dedos caibam e consigam executar os desenhos, incluindo as notas que formam as tétrades.
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