Montando as Tétrades maiores com sétimas maiores e menores

 

Aprenda a montar as escalas para encontrar os graus dos Acordes Maiores com sétima maior (X7M)  e com sétima menor (X7).

Além de montar as escalas e identificar os graus da tétrades, aprenda a executar esses acordes com os diagramas dos acordes

Já que estamos falando de acordes maiores, que irão variar apenas no sétimo grau, então devemos usar a escala maior. 

A diferença entre um tipo e outro está na distância medida em tons que o sétimo grau está em relação ao primeiro:

 

Sétimo grau maior(X7M) – 5,5 tons 

Sétimo grau menor(X7) – 5 tons

 

Dó com sétima maior(C7M)

 

A formação básica do acorde Dó(C) é feita com a junção de três notas da escala maior natural da nota Dó(C). Essas três notas, chamadas de tríade, são compostas pelos graus 1, 3 e 5 da tônica.

A figura abaixo mostra a escala maior natural da nota Dó(C) já com os graus da tríade. Se você não sabe como montar essa escala, leia como formar as tríades.

 

escala maior da nota Dó(C)
escala maior da nota Dó(C)

A figura abaixo mostra uma das formas de executar o acorde Dó(C) no violão ou guitarra.

 

Diagrama do acorde Dó C
Diagrama do acorde Dó (C)

 

Você percebeu que quase todas as cordas do instrumento são acionadas para a execução do acorde, mas somente as notas Dó(C), Mi(E) e Sol(G) da tríade são tocadas ?

Para empilhar mais uma terça em uma tríade maior, é necessário contar a quantidade de notas entre a tônica e o seu sétimo grau.

No caso da tétrade do acorde Dó com a sétima maior (C7M), o sétimo grau do intervalo precisa ser maior. 

Para que isso ocorra, a distância entre Dó(C) e Si(B) deve ser de onze semitons ou cinco tons e meio (5,5).

Contando os intervalos na figura abaixo. 

intervalo de sétima maior
intervalo de sétima maior

Agora que confirmamos as quatro notas que compõem a tétrade do acorde Dó com  sétima maior (C7M), vamos verificar no diagrama como este acorde pode ser executado.

Tétrade Dó com sétima maior(C7M)
Tétrade Dó com sétima maior(C7M)

Comparando os diagramas dos acordes Dó(C) e Dó com sétima maior(C7M), o que muda é a retirada do dedo 1 na execução do acorde C7M. 

A nota Dó(C), que se repetia duas vezes anteriormente, cede espaço para a nota Si(B).

Apesar do nome mais “complexo”, a execução ficou mais simples nesse caso.

 

Dó com sétima menor(C7)

 

No caso da tétrade do acorde Dó com a sétima menor (C7), o sétimo grau do intervalo precisa ser menor. Para que isso seja possível, a distância entre Dó(C) e Si(B) deve ser de 10 semitons ou cinco tons entre estas duas notas.

Vamos contar os intervalos entre Dó(C) e Si(B) na figura abaixo.

 

intervalo de sétima menor
intervalo de sétima menor

 

Você notou que contando dez semitons ou cinco tons partindo da nota Dó(C) termina em Lá sustenido(A#)? 

Nesse caso, a escala já tem a nota Lá(A) no sexto grau da escala. Já que não podem existir notas repetidas em uma mesma escala, a nota Lá sustenido(A#) precisa ser chamada por outro nome.

Os acidentes musicais podem ter dois nomes diferentes, no mesmo lugar que encontramos a nota Lá sustenido(A#), também encontramos a nota Si bemol(Bb).

Além disso, o símbolo bemol(b) serve para indicar que uma nota natural teve o seu grau diminuído em 1 semitom(ST). Se o sétimo grau maior da escala é a nota Si(B), para diminuir um grau desta nota basta voltar um semitom no instrumento e chamar a nota de Si bemol(Bb).

A figura abaixo mostra como o acorde Dó com sétima menor (C7) é executado no instrumento.

Tétrade Dó com sétima menor(C7)
Tétrade Dó com sétima menor(C7)

Comparando com a execução do acorde Dó(C), o dedo 4 é adicionado para poder acionar a nota Si bemol(Bb).

 

Ré com sétima maior(D7M)

 

A tríade do acorde Ré(D) vem da escala maior da nota Ré(D). Com os graus identificados, basta empilhar as terças para montar tríade e a tétrade.

escala maior da nota Dó(C)
escala maior da nota Dó(C)

 

A figura abaixo mostra o desenho tradicional para executar o acorde Ré(D).

tríade Ré(D)
tríade Ré(D)

O sétimo grau da nota Ré(D) é a nota Dó sustenido(C#). Para que seja executado o Ré com sétima maior(D7M), é necessário que existam 11 semitons ou 5 tons e meio de distância entre a nota tônica. 

As notas da tétrade D7M estão na escala maior da nota Ré(D) mostrada acima. Basta empilhar as terças dos graus 1 – 3 – 5 – 7.

 

DFAC#

 

A figura abaixo mostra uma das formas de executar o acorde (D7M).

 

tétrade Ré com sétima maior(D7M)
tétrade Ré com sétima maior(D7M)

 

Note que o dedo 3, no acorde D está acionando a nota D e no acorde D7M, com a adição da nota C#, o dedo 2 troca de lugar com o dedo 3 e volta uma casa para trás saindo da nota D para a nota C#

 

Ré com sétima menor(D7)

 

O sétimo grau maior da escala maior da nota Ré(D) é a nota Dó sustenido(C#), voltando meio tom, chegamos na nota Dó(C).

 

tétrade Ré com sétima menor(D7)
tétrade Ré com sétima menor(D7)

 

Mi com sétima maior(E7M)

 

Para montar o acorde Mi(E), é preciso antes montar a escala maior da nota Mi(E). A figura abaixo mostra os sete graus da escala, ressaltando os os graus.

 

escala maior da nota Mi(E)
escala maior da nota Mi(E)

 

Com os três graus da tríade, é possível montar a forma do acorde Mi(E), mostrado na figura abaixo.

 

tríade Mi(E)
tríade Mi(E)

 

Para montar a tétrade do acorde Mi com sétima maior (E7M) é necessário incluir a sétima maior da escala da nota Mi(E), que é a nota  Ré sustenido(D#). A figura abaixo mostra a execução do acorde com o sétimo grau maior.

 

tétrade Mi com sétima maior(E7M)
tétrade Mi com sétima maior(E7M)

 

Mi com sétima menor (E7)

 

Para montar a tétrade Mi com sétima menor(E7) vamos pegar o sétimo grau maior e voltar meio tom, chegando na nota Ré(D). A figura abaixo mostra a execução do acorde.

 

tétrade Mi com sétima menor(E7)
tétrade Mi com sétima menor(E7)

 

Fá com sétima maior(F7M)

 

Para montar o  acorde  Fá(F), vamos antes montar a escala maior da nota Fá(F). A figura abaixo mostra os sete graus da escala.

escala maior da nota Fá(F)
escala maior da nota Fá(F)

Com os três graus da tríade, é possível montar a forma do acorde Fá(F), mostrado na figura abaixo.

Diagrama Fá maior
tríade Fá(F)

Para montar a tétrade do acorde Fá com sétima maior (F7M) é necessário incluir a sétima maior da escala da nota Fá(F), que é a nota Mi(E). A figura abaixo mostra a execução do acorde com o sétimo grau maior.

tétrade Fá com sétima maior(F7M)
tétrade Fá com sétima maior(F7M)

Fá com sétima menor(E7)

 

Para montar a tétrade do acorde Fá com sétima menor(F7) vamos pegar o sétimo grau maior e voltar meio tom(ST), chegando na nota Ré sustenido(D#). A figura abaixo mostra a execução do acorde.

 

tétrade Fá com sétima menor(F7)
tétrade Fá com sétima menor(F7)

 

Sol com sétima maior(G7M)

 

Para montar o  acorde  Sol(G), vamos antes montar a escala da nota Sol(G).A figura abaixo mostra os sete graus da escala, ressaltando os os graus da tríade.

escala maior da nota Sol(G)
escala maior da nota Sol(G)

Com os três graus da tríade, é possível montar a forma do acorde de Sol(G), mostrado na figura abaixo.

tríade Sol(G)
tríade Sol(G)

Para montar a tétrade do acorde Sol com sétima maior (G7M) é necessário incluir a sétima maior da escala da nota Fá(F), que é a nota Mi(E). A figura abaixo mostra a execução do acorde com o sétimo grau maior.

tétrade Sol com sétima maior(G7M)
tétrade Sol com sétima maior(G7M)

Sol com sétima menor(G7)

 

Para montar o acorde Sol com sétima menor(G7), basta voltar meio tom (ST) do sétimo grau da escala da nota Sol(G), que é a nota Fá sustenido(F#). A sétima menor é a nota Fá(F). A figura abaixo mostra a forma do acorde G7.

 

tétrade Sol com sétima menor(F7)
tétrade Sol com sétima menor(F7)

 

Lá com sétima maior(A7M)

 

Montando o acorde Lá(A) á partir da escala para podermos entender a transição desta forma de tríade para a forma de tétrade. A figura abaixo mostra os sete graus da escala, ressaltando os os graus da tríade. 

escala maior da nota Lá(A)
escala maior da nota Lá(A)

A figura abaixo mostra a forma do acorde Lá(A) composto exclusivamente pelas notas do primeiro, terceiro e quinto grau da escala da nota Lá(A).

tríade Lá(A)
tríade Lá(A)

Para montar a tétrade de Lá com sétima maior (A7M) é necessário incluir a sétima maior da escala da nota Lá(A), que é a nota Sol sustenido(G#). A figura abaixo mostra a execução do acorde com o sétimo grau maior.

tétrade Lá com sétima maior(A7M)
tétrade Lá com sétima maior(A7M)

Lá com sétima menor(A7)

 

Para montar o acorde Lá com sétima menor(A7), basta voltar meio tom (ST) do sétimo grau da escala da nota Lá(A), que é a nota Sol sustenido(G#). A sétima menor é a nota Sol(G).  A figura abaixo mostra a execução do acorde com o sétimo grau menor.

 

tétrade Lá com sétima menor(A7)
tétrade Lá com sétima menor(A7)

 

Si com sétima maior(B7M)

 

Por fim, vamos montar a escala da nota Si(B) para vermos as notas da tríade que formam o acorde e depois quais alterações essa forma sofre mudando para sua tétrade maior e menor. A figura abaixo mostra a escala.

escala maior da nota Si(B)
escala maior da nota Si(B)

A forma do acorde é demonstrada na figura abaixo.

tríade Si(B)
tríade Si(B)

Acrescentando a nota Lá sustenido(A#), que é o sétimo grau da escala, teremos a seguinte forma na figura abaixo.

tétrade Si com sétima maior(B7M)
tétrade Si com sétima maior(B7M)

Volte no diagrama do acorde A7M e veja que a execução é quase a mesma. O que muda é QUE o acorde B7M subiu duas casas, ou dois semitons, e precisou da adição da pestana para compensar o rastilho.

Uma forma de uma nota serve para executar outras notas da mesma classe, bastando fazer a pestana para compensar o rastilho e contar os intervalos da escala.

Quando eu digo acordes da mesma classe, quero dizer que você pode usar a forma de acorde maior com sétima maior para executar outros acordes maiores com sétimas maiores, mas não pode usar essa forma para executar acordes maiores com sétimas menores e outros tipos.

A forma do acorde Si(B) já é naturalmente proveniente da forma do acorde Lá(A). Qualquer variação do acorde Lá(A) pode ser espelhada para as variações do acorde Si(B).

O mesmo pode ser observado entre os diagramas de E7 e F7.

Si com sétima menor(B7)

 

Para montar o acorde Si com sétima menor(B7), basta voltar meio tom (ST) o sétimo grau da escala que é Lá sustenido(A#) para a nota Lá(A). A figura abaixo mostra a forma do acorde.

tétrade Si com sétima menor(B7)
tétrade Si com sétima menor(B7)

Volte no início do conteúdo e repare que nas formas de execução das tríades mostradas dos acordes C – D – E – F – G – A – B, as suas notas tônicas aparecem mais de uma vez. 

Ao adicionar o sétimo grau nesses acordes, essas notas tônicas repetidas é que dão espaço para as notas do sétimo grau de cada escala. Isso ajuda a explicar porque algumas formas mudam tanto da tríade para a tétrade.

É necessário fazer um ajuste onde os dedos caibam e consigam executar os desenhos, incluindo as notas que formam as tétrades.

 

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