Formação de Acordes menores com tríades
Assim como nos Acordes maiores, menores também são conjuntos de duas ou mais notas tocadas ao mesmo tempo, que harmonizam entre si. Os mais comuns são formados por três notas, chamados de tríades.
A formação dos Acordes Menores tem uma estrutura de intervalos diferente da utilizada na formação dos acordes maiores.
A estrutura da escala menor natural é:
T – ST – T – T – ST – T – T.
Apesar de ser diferente da estrutura da escala maior natural, são os mesmo intervalos que começam em posições diferentes. Olhe a estrutura de intervalos da escala maior natural abaixo em compare com a estrutura na escala menor natural acima.
I – II – III – IV – V – VI – VII
T – T – ST – T – T – T – ST
A escala menor natural começa no sexto grau da escala maior natural. Se você decorar a estrutura da escala maior natural, é só lembrar de começar a contar do seu sexto grau para poder usar a estrutura da escala menor natural.

Montando as escalas
Na construção das escalas menores naturais existem mais casos onde é necessário utilizar a equivalência das notas. Por isso precisa de mais atenção nas regras:
- Não pode ter notas repetidas na mesma escala;
- Não pode ter sustenidos em uma escala que tenha bemóis e vice-versa;
- Não pode faltar nenhuma das setes notas naturais ou seus acidentes.
Acorde Dó menor(Cm)
A escala menor natural da nota Dó(C) tem três casos onde devemos usar notas equivalentes.

Veja na figura acima que:
- As notas Ré(D) e Ré sustenido(D#) aparecem no segundo e terceiro grau. Então a nota Ré sustenido(D#) é trocada por a Mi bemol(Eb);
- As notas Sol(G) e o Sol sustenido(G#) aparecem no quinto e no sexto grau. Então a nota Sol sustenido(G#) é trocada por Lá bemol(Ab) ;
- Como a nota Sol sustenido(G#) precisou virar um Lá bemol(Ab), a nota Lá sustenido(A#) precisou virar Si bemol(Bb) para que, além de respeitar a regra sobre as notas se repetidas, também respeita a que não permite que uma escala não tenha todas as notas naturais ou acidentes.
Então as notas dos graus que formam a tríade do acorde Dó menor(Cm) sã0:
Dó(C) – Mi Bemol(Eb) – Sol(G)
Acorde Ré menor(Dm)
A escala menor natural da nota Ré(D) tem os seguintes problemas para resolver:
- As notas Lá(A) e o Lá sustenido(A#) se repetem nos quinto e sexto graus;
- A nota Si(B) ficou de fora.

Usando a equivalência para renomear o Lá sustenido(A#) que passa a ser chamado de Si bemol(Bb). Assim não existem mais notas repetidas ou notas faltando na escala.
Com a escala menor da nota Ré(D) formada, podemos separar os três graus da tríade:
Ré(D) – Fá(F) – Lá(A).
Acorde Mi menor(Em)
A escala menor natural da nota Mi(E) não tem casos onde é preciso usar a equivalência de notas. Veja na figura abaixo escala menor natural da nota Mi(E).

Com a escala menor da nota Mi(E) formada, podemos separar os três graus da tríade. Assim, as notas que formam o acorde Mi menor(Em) são:
Mi(E) – Sol(G) – (B).
Acorde Fá menor(Fm)
A escala menor natural da nota Fá(F) tem os seguintes problemas mostrados na figura abaixo:
- As notas Sol(G) e Sol sustenido(G#) aparecem no segundo grau no terceiro grau. Então Sol sustenido(G#) vira Lá bemol(Ab).
- O problema é que o no quarto grau está a nota Lá sustenido(A#), mas como o Lá bemol(Ab) já está na escala, o Lá sustenido(A#) vira Si bemol(Bb).
- No quinto grau vem a nota Dó(C), seguida do Dó sustenido(C#) no sexto grau, que precisa virar Ré bemol(Db).
- No sétimo grau está a nota Ré sustenido (D#), que precisa ser substituída pela nota Mi bemol (Eb).

Com a escala menor da nota Fá(F) formada, podemos separar os três graus da tríade. Assim, as notas que formam o acorde Fá menor(Fm) são:
Fá(F) – Lá bemol(Ab) – Dó(C)
Acorde Sol menor(Gm)
A escala menor natural da nota Sol(G) tem os seguintes problemas:
- No segundo grau da escala aparece a nota Lá(A), no terceiro grau, a nota Lá sustenido(A#), que deve ser substituído pelo Si bemol(Bb).
- No quinto grau aparece a nota Ré(D) e o sexto grau temos a nota Ré sustenido(D#), que é substituído pelo Mi bemol(Eb).
A imagem abaixo mostra a escala menor natural da nota Sol(G).

Com a escala menor da nota Sol(G) formada, podemos separar os três graus da tríade. Assim, as notas que formam o acorde Sol menor(Gm) são:
Sol(G) – Si bemol(Bb) – Ré(D)
Acorde Lá menor(Am)
A escala menor natural da nota Lá(A) não precisa fazer substituições de notas equivalentes e fica mais fácil de montar. A figura abaixo mostra a escala menor natural da nota Lá(A).

Com a escala menor da nota Lá(A) formada, podemos separar os três graus da tríade. Assim, as notas que formam o acorde Lá menor(Am) são:
Lá(A) – Dó(C) – Mi(E)
Acorde Si menor(Bm)
A escala menor natural da nota Si(B) não tem casos que precisam usar a equivalência das notas para mudar os nomes das notas. A imagem mostra a escala menor natural da nota Si(B) e seus graus da tríade.

Com a escala menor da nota Si(B) formada, podemos separar os três graus da tríade. Assim, as notas que formam o acorde Si menor(Bm) são:
Si(B) – Ré(D) – Fá sustenido(E)
Resumo das escalas
A tabela abaixo resume as escalas menores naturais das notas naturais.

Diferença do Acorde maior para o Acorde menor
Se compararmos o resultado da formação das notas que fazem parte do campo harmônico maior e menor, veremos que alguns graus não sofrem alteração. Apenas o terceiro, o sexto e o sétimo grau mudaram.
Utilizando a tríade para a formação de acordes, o que importa nesse momento são os graus 1, 3 e 5, ou seja, tônica, a terça e a quinta. A diferença entre um acorde maior e um acorde menor está na redução de meio tom(ST) no terceiro grau.
As notas da tríade para a formação do acorde Dó menor(Cm) são: Dó(C), Mi Bemol(Eb) e Sol(G). Comparando com as notas do acorde Dó(C), somente a terça sofreu alteração.

A terça é o intervalo entre a primeira e a terceira nota de um acorde. É esse intervalo que define se um acorde é maior ou menor.
No acorde maior, a terça é maior, ou seja, a distância entre a primeira e a terceira nota é de dois tons. No acorde menor, a terça é menor, ou seja, a distância entre a primeira e a terceira nota é de um tom e meio.
Utilizando mais uma vez a representação gráfica de um acorde(diagrama), abaixo temos o acorde Dó menor(Cm) do lado esquerdo da figura e, do lado direito, temos a indicação das notas que são acionadas.

Para resumir o assunto, a tabela abaixo mostra as tríades dos acordes maiores e menores:

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