Outros padrões de afinações 

 

A afinação padrão E-A-D-G-B-E é a porta de entrada para o mundo da guitarra e do violão, só que o universo musical vai muito além disso. As afinações alternativas oferecem uma rica paleta de timbres e possibilidades criativas, expandindo o horizonte sonoro do instrumento e abrindo novas portas para a expressão musical. 

Abordaremos desde as afinações mais populares até as menos conhecidas, com dicas e exemplos práticos para você incorporar essa ferramenta poderosa em seu repertório.

As afinações alternativas oferecem diversos benefícios, como novos timbres, permitir tocar notas mais graves, facilitar a execução de alguns acordes e até mesmo estimular a criatividade e levar a novas ideias musicais.

 

Afinação “DROP D” ou afinação: Ré(D), Lá(A), Ré(D), Sol(G), Si(B), Mi(E)

 

A afinação “Drop D” é muito semelhante à afinação padrão da guitarra, mas a 6ª corda é abaixada um tom inteiro de Mi(E) para Ré(D). Desse modo, a maioria das formas e padrões de acordes do braço esquerdo ainda se aplicam.

É possível usar a 4ª corda como referência para afinar a 6ª corda, já que a 4ª corda também está afinada em Ré(D). A figura abaixo mostra como fica a afinação fica dessa forma:

Na afinação Drop D, apenas a corda 6 tem sua nota alterada em relação à afinação padrão
Afinação Drop D

Essa é uma afinação clássica no rock e no metal devido à extensão da faixa de graves e à simplicidade de tocar acordes de potência rapidamente. 

Você pode usar um dedo para segurar uma posição de traste única nas três cordas mais graves, cordas 6, 5 e 4 ou apenas nas cordas 6 e 5 para tocar um power acorde.

Esse tipo de acorde é conhecido por ser formado apenas com duas notas fundamentais da tríade do acorde, ou seja, a tônica (primeira nota), a quinta justa (quinta nota). 

Na afinação padrão, Mi(E) – Lá(A) – Ré(D) – Sol(G) – Si(B) – Mi(E), para poder executar o power acorde,  é necessário pressionar a casa da nota tônica em uma corda e localizar o seu quinto grau na corda abaixo, que na maioria das vezes está a duas casa de distância da da tônica.

O power acorde usando a afinação padrão

 

Na figura abaixo temos como exemplo o power acorde Fá(F), onde o dedo 1 pressiona a nota tônica Fá(F) e o dedo 3 pressiona o seu quinto grau, a nota Dó(C). Esse formato é utilizado na afinação padrão.

Exemplo de execução do power acorde com a afinação padrão.
Power acorde na afinação padrão

Na mesma casa 3, mas na corda 4, se encontra a nota Fá(F). Se usarmos o dedo 4 para pressionar essa nota, o power acorde fica mais encorpado, já que foi acrescentada a mesma nota tônica do acorde de uma outra oitava. A figura abaixo mostra a execução.

Execução do power acorde na afinação padrão, adicionando nota oitavada
Power acorde na afinação padrão com nota oitavada

O power acorde na afinação Drop D

 

Com a afinação Drop D, é possível simplificar a execução do power acorde usando apenas um dedo para pressionar as cordas 4, 5 e 6 na mesma casa.

Tocar as três cordas ao mesmo tempo, na mesma casa, gera o mesmo som do exemplo anterior, mas dessa vez com um grave mais potente. A figura abaixo mostra o mesmo power acorde Fá(F) executado com apenas um dedo, usando as mesmas notas do exemplo anterior.

Com a afinação Drop D, a forma para execução do power acorde é mais simples
Power acorde na afinação Drop D

Alguns exemplos de bandas e músicas que usam Drop D

 

– Foo Fighters, “Everlong”;

– Rage Against the Machine, “Killing In The Name”;

– Velvet Revolver, “Slither”;

– AudioSlave, “Show me how to live”;

– Soundgarden,”Outshined”;

 

Afinação meio tom abaixo (Eb Ab Db Gb Bb Eb) 

 

Algumas bandas optam por usar afinação meio tom abaixo como padrão todas as suas músicas e outras em apenas algumas delas.

Mudar a afinação padrão baixando meio tom pode ser útil para adequar o tom da música ao tom da voz de quem está cantando, sem precisar converter todos os acordes na tonalidade compatível.

É mais fácil mudar a afinação de um instrumento do que forçar a voz humana a tons que ela pode não alcançar confortavelmente.

Mudar a tonalidade de uma música sem alterar a afinação do instrumento pode nos levar a acordes de execução mais complexas

Baixando o tom da afinação, deixa as cordas mais soltas e isso pode significar mais flexibilidade e facilidade para realizar o bends e também poder usar cordas mais grossas, que para alguns resulta em um timbre mais encorpado.

 

Alguns exemplos de bandas e músicas que usam essa afinação

 

– Guns N Roses – “Sweet Child O Mine”;

– Linkin Park – “In The End”;

– 3 Doors Down – “Here Without You”;

– Nirvana – “The Man Who Sold The World”;

b Ab Db Gb Bb Eb Eb Ab Db Gb Bb Eb

 

Afinação “DROP C” ou afinação: Dó(C), Sol(G), Dó(C), Fá(F), Lá(A), Ré(D)

 

A afinação “Drop C” pega todas as cordas da afinação “Drop D” e as abaixa em um tom inteiro. Pense nela como a versão mais grave da “Drop D”.

A afinação "Drop C" pega todas as cordas da afinação "Drop D" e as abaixa em um tom inteiro. Pense nela como a versão mais grave da "Drop D".
Afinação Drop C

Quando você sai da faixa normal de afinação, é hora de considerar quais cordas de guitarra você está usando novamente. 

A diminuição do tom altera a tensão das cordas, e o aumento do tom aumenta a tensão. Muita tensão pode causar mais cansaço nas mãos ou até quebrar as cordas. 

Pouca tensão fará com que as cordas da guitarra elétrica não fiquem firmes e tenham dificuldade em sustentar as notas. 

Alguns exemplos de bandas e músicas que usam o Drop C

 

– Killswitch Engage, “Holy Diver”

– Pretty Reckless, “Going to Hell”

– System of a Down, “Aerials”

– Arch Enemy, “War Eternal”

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