Aprenda a montar o campo harmônico maior de qualquer tríade
Utilizando a estrutura dos intervalos da escala maior T – T – ST – T – T – T – ST, juntamente com a classificação quantitativa dos intervalos, podemos montar os acordes do campo harmônico de qualquer tríade.
Quando montamos acordes, o terceiro grau que define se um acorde é maior ou menor.
Se o intervalo do terceiro grau em relação ao primeiro for de 2 tons, o acorde será maior. Se esse intervalo for de 1 tom e meio o acorde será menor.
No exemplo a seguir, vamos montar o campo harmônico maior do acorde Dó(C), onde se trata de uma tríade (acorde formado por três notas) que usa os graus 1, 3 e 5 da escala.
Explicando o Dó maior(C)
Como estamos falando do campo harmônico maior, o primeiro grau da escala dos acordes vai ser maior, já que a escala da nota que vai disponibilizar as três do acorde é a escala maior.
O primeiro passo é escrever a escala maior da nota Dó(C).

O acorde Dó(C) é formado pelas notas da tríade Dó(C) – Mi(E) – Sol(G) e o intervalo entre a tônica e a terça é de dois tons. Se a terça é maior, o acorde é maior C.
Para que o próximo acorde do campo harmônico do acorde Dó(C) esteja em harmonia, será necessário usar a mesma escala da nota Dó(C), inclusive com a mesma estrutura de intervalos.
Então é só pegar a escala da nota Dó(C) e ir renomeando os graus de acordo com a formação correta.
Explicando o Ré menor(Dm)
O próximo acorde é o Ré(D), então a nota Ré(D) será o primeiro grau da mesma escala da nota DÓ(C).
Perceba que a escala da nota Ré(D), usando a estrutura de intervalos da escala maior será diferente da usada para harmonizar com o acorde Dó(C).
Veja na figura abaixo que a tríade do acorde Ré(D), usando a escala maior da nota Ré(D), é composta pelas notas Ré(D) – Fá sustenido(F#) – Lá(A).

Usando a escala do nota Dó(C) para montar o acorde Ré(D), o terceiro grau é a nota, Fá(F) e o intervalo entre a tônica e a terça é de um tom e meio, então é uma terça menor, que gera um acorde é menor Dm.
A figura abaixo mostra a escala maior da nota Dó(C), tendo como primeiro grau a nota Ré(D).

É importante ressaltar que a nota Ré(D) virou o primeiro grau da escala e a nota Dó(C) passou a ser o sétimo grau.
No papel é só imaginar um círculo onde as notas vão se repetindo quando chegam no final da sequência, mas na prática isso significa que a nota Dó(C) da figura acima passou para a oitava seguinte, uma mais aguda.
A figura acima pode parecer confusa, já que seria mais coerente a nota Ré(D) ser a primeira da sequência e a nota Dó(C) ser a última, mas a intenção é destacar que a escala usada em todos os graus do campo harmônico dos exemplos será a mesma.
Explicando o Mi menor(Em)
O mesmo acontece quando montamos o acorde Mi(E) usando a escala maior da nota Dó(C).
A figura abaixo mostra que as notas da tríade do acorde usando escala maior da nota Mi(E) são Mi(E) – Sol sustenido(G#) – Si(B).

Porém, como o objetivo é encontrar os acordes que fazem parto do campo harmônico do acorde Dó(C), é necessário usar a escala maior da nota Dó(C).
Então no terceiro grau, no lugar da nota Sol sustenido(G#), fica a nota Sol(G), uma terça menor. Isso justifica o acorde (Em) no campo harmônico de Dó(C)

Explicando o Fá maior(F)
O caso do acorde Fá é interessante, já que as notas da tríade do acorde usando a escala maior da nota Fá(F) são as mesmas usando a escala maior da nota Dó(C).
A figura abaixo mostra a escala maior da nota Fá(F).

A figura abaixo mostra a formação do acorde Fá(F) usando a escala maior da nota Dó(C). Perceba que nem todos os graus são iguais, como o grau IV, mas os graus da tríade (I, III, V) são.

O acorde de Fá(F) é formado pelas notas Fá(F) – Lá(A) – Dó(C). O intervalo entre a tônica e a terça é de dois tons, então é uma terça maior. Se a terça é maior, o acorde é maior.
Explicando o Sol maior(G)
O mesmo caso que aconteceu com o acorde Fá(F) acontece com o acorde Sol(G). Usando escalas diferentes as notas das tríades são as mesmas para os dois casos.
Assim, o acorde acorde do quinto grau do campo harmônico maior do acorde Dó(C) é o acorde Sol(G).
O acorde Sol(G) nas duas escalas é formado pelas notas da tríade Sol(G) – Si(B) – Ré(D) e o intervalo entre a tônica e a terça é de dois tons.


Explicando o Lá menor(Am)
Usando a escala maior da nota Lá(A), as notas que formam a tríade são Lá(A) – Dó sustenido(C#) – Mi(E).

Usando a escala maior da nota Dó(C) o terceiro grau sofre alteração de meio tom, passando a compor a tríade com terça menor com as notas Lá(A) – Dó(C) – Mi(E). Se a terça é menor, o acorde é menor Am.

Explicando o Si menor diminuto(Bm(b5)
O acorde Si(B) quando formado utilizando os três graus da escala maior da nota Si(B) tem a seguinte composição: Si(B) – RÉ sustenido(D#) – Fá sustenido(F#).

Usando a escala maior da nota Dó(C), o acorde Si(B) é formado pelas notas da tríade Si(B) – Ré(D) – Fá(F) e o intervalo entre a tônica e a terça é de um tom e meio, então é uma terça menor.
Além da alteração no terceiro grau, o quinto grau também sofreu alteração em comparação com o acorde “original” (quando formado com base na escala maior da nota Si(B)). O intervalo é de quinta diminuta, com três tons.
Nesse caso temos a terça é menor e a quinta é diminuta, gerando o acorde é Bm(b5) .

Os acordes do campo harmônico do acorde de Dó(C) são:
C – Dm – Em – F – G – Am – Bm(b5)
O campo harmônico maior segue um padrão que pode ser usado para definir se cada um dos graus vai ser composto por acorde maior, menor ou menor diminuto.
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