CAGED: Domine os acordes
Descubra como dominar os acordes na guitarra utilizando o método CAGED de forma completa e eficiente. Aprenda a sequência correta das formas e como aplicá-las em qualquer acorde.
Você já viu como aplicar esse método para percorrer uma sequência de acordes, usando apenas um modelo de acorde.
Outra abordagem desse sistema é usando a sequência das letras (CAGED) para tocar um mesmo acorde com cada um dos modelos dessas letras. Não se preocupe, abaixo você encontrará exemplos que vão esclarecer tudo.
Imagine que você deseja tocar o acorde Dó(C) em uma região mais aguda do braço. Você pode usar a sequência das letras do CAGED para executar o mesmo acorde Dó(C) em outras regiões e com outras formas. Funciona como um mapa.
A letra “C”, por exemplo, que representa o modelo do acorde Dó(C), serve para tocar o acorde Dó(C) na posição padrão do braço.
A próxima letra do acrônimo é a letra “A”, representando o modelo do acorde Lá(A). É possível usar esse modelo de Lá(A) para tocar o acorde Dó(C). Basta iniciar esse modelo exatamente onde terminou a forma do modelo anterior.
Depois vem a letra “G”, que representa o modelo do acorde Sol(G). Ao começar a pestana desse modelo exatamente na casa onde parou o modelo de Lá(A) do exemplo anterior, o acorde executado será Dó(C).
A sequência das letras que cria o acrônimo CAGED não é algo aleatório, na verdade elas se conectam exatamente nessa ordem, o que permite tocar um mesmo acorde usando as suas formas.
Regras de uso
Antes de mostrar na prática, vamos resumir algumas regras para o uso:
- Para fazer qualquer acorde usando esse sistema, é preciso começar com a letra que o representa originalmente;
- Precisa seguir a ordem das letras do CAGED;
- O modelo do próximo acorde precisa começar na casa em que o último acorde parou, exceto no modelo de Ré(D) que precisa voltar uma casa;
- A posição inicial da casa do primeiro acorde é sempre a padrão.
Explicando a sequência das letras CAGED
O sistema pode ser visto como um círculo que deve seguir o sentido horário. Essas letras estão de mãos dadas umas com as outras e não soltam por nada, mas isso não impede que o círculo se inicie por qualquer uma delas.
Seguem as sequências iniciadas por cada uma das letras:

Precisa iniciar na posição original do acorde e depois avançar com a sequência, portanto, você precisa saber as posições clássicas dos acordes do CAGED. Isso também serve para acordes com sustenido ou bemol.
Exemplo prático
Vou mostrar que é possível executar o acorde Dó(C) usando, além do próprio modelo do acorde Dó(C), os modelos de Lá(A), Sol(G), Mi(E) e Ré(D), exatamente nessa sequência.
A figura abaixo mostra a execução do acorde Dó(C) usando sua forma padrão. Note que vamos considerar o ponto onde o acorde termina para começar o próximo exatamente onde qualquer um dos dedos da forma anterior estiver mais avançado
Acorde Dó(C) com a forma C
No caso da figura abaixo, o dedo mais avançado é o dedo 3 na casa 3 da corda 5(A). Então a pestana do próximo modelo deve começar na casa 3.

Acorde Dó(C) com a forma A
O próximo modelo de acorde é a forma de Lá(A). Usando a pestana para “movimentar” o rastilho, iniciando na casa 3 teremos os acorde Dó(C) sendo executado com a forma de Lá(A), mas em uma posição diferente onde o acorde Lá(A) seria executado.
Perceba que de todas as notas acionadas com esse modelo continuam sendo as notas da tríade que formam o acorde Dó(C): Dó(C), Mi(E) e Sol(G).

Nesse modelo anterior, os dedos 2, 3 e 4 ficaram na mesma altura e os três representam a posição onde terminou o acorde e onde deve começar o próximo, que é a pestana na casa 5.
Acorde Dó(C) com a forma G
A próxima letra do acrônimo é G, então a figura abaixo mostra a forma do acorde Sol(G) para executar o acorde Dó(C).

Nesse modelo anterior, os dedos 3 e 4 ficaram na mesma altura e eles representam a posição onde terminou o acorde e onde deve começar o próximo, que é a pestana na casa 8.
Acorde Dó(C) com a forma E
A próxima letra do acrônimo é E, então a figura abaixo mostra a forma do acorde Mi(E) para executar o acorde Dó(C).

Nesse modelo anterior, os dedos 3 e 4 ficaram na mesma altura e eles representam a posição onde terminou o acorde e onde deve começar o próximo, que é a pestana na casa 10.
Acorde Dó(C) com a forma D
A próxima letra do acrônimo é D, então a figura abaixo mostra a forma do acorde Ré(E) para executar o acorde Dó(C).

O modelo de Ré(D) é uma exceção à regra de onde se deve começar a pestana do próximo modelo. Veja que a forma do acorde Ré(D) usada para executar no acorde Dó(C) para na casa 13 (dedo 4), mas, se usarmos o próximo desenho do CAGED começando da casa 13, que nesse caso será o desenho de Dó(C), as notas da tríades não serão acionadas. Por isso que esse modelo inicia na casa 12.
Acorde Dó(C) com a forma C na casa 12
É possível continuar esse processo, voltando para a C. Começando a pestana na casa 12, fazendo a forma de Dó(C) para executar Dó(C).

Comments are closed