CAGED – O mapa para todos os acordes
Descubra como o sistema CAGED pode revolucionar sua forma de tocar violão ou guitarra. Aprenda a construir acordes em diferentes posições do braço e expanda as suas habilidades.
Com o sistema CAGED, é possível usar o conhecimento já ensinado com o tópico da formação dos acordes maiores e menores para conseguir executar variações desses acordes.
Mas antes, é importante reforçar a diferença entre acordes e forma/modelo/desenho de acorde. O primeiro trata do conjunto de notas de uma determinada escala, tocadas ao mesmo tempo. Estou falando de como um acorde soa.
Forma, modelo ou desenho trata de um formato específico que garante que os conjuntos de notas de um acorde sejam acionados para a sua execução.
A importância de separar bem os dois conceitos está no fato de que pode haver confusão entre eles quando o assunto é o CAGED.
Isso porque vou mostrar que os acordes podem ser executados partindo do formato de outros, como por exemplo, fazer o acorde Ré(D) com a forma do acorde Dó(C).
Você vai escutar o som produzido pela união das notas da tríade do acorde Ré(D), mas com desenho que é mais comumente usado para executar o acorde Dó(C).
O que significa CAGED?
O sistema CAGED é um acrônimo das letras (cifras) que fazem referência aos acordes.

Isso significa que é possível usar os desenhos tradicionais dos acordes C -A – G – E – D para executar todos os acordes maiores e seus acidentes (sustenido e bemol).
Talvez você esteja se perguntando porque os acordes Fá(F) e Si(B) não aparecem no acrônimo e já vou te responder agora para explicar melhor mais abaixo.
O acorde Fá(F) se origina da forma do acorde Mi(E) e o acorde Si(B) se origina da forma do acorde Lá(A) e por isso não são desenhos base que servem para executar outros acordes.
Esse sistema é excelente para te ajudar na navegação do braço para encontrar os acordes. Quando você estiver dominando a execução da pestana, as formas de Lá(A) e Mi(E) poderão ajudar a executar com facilidade e simplicidade todos os 12 acordes maiores e seus sustenidos.
Se você conseguir decorar os desenhos e as posições iniciais dos acordes Lá(A) e Mi(E), basta seguir a estrutura de intervalos para conseguir encontrar os outros acordes.
CAGED na prática
Para explicar o que significa dizer que um acorde se originou de outro, vamos voltar a falar do acorde Dó(C). As notas que compõem a tríade desse acorde são os graus 1, 3 e 5 da escala maior natural da nota Dó(C): Dó(C), Mi(E) e Sol(G).
Na figura abaixo você pode verificar ao lado esquerdo o diagrama do desenho para executar o acorde, com a indicação numérica dos dedos empregados. A figura da direita é o mesmo diagrama, mas esse indica as notas da tríade empregadas.

Esse mesmo formato do acorde Dó(C) pode ser usado para executar todos os outros acordes: Ré(D), Mi(E), Fá(F), Sol(G), Lá(A) e Si(B) e também os sustenidos/bemóis desses acordes.
Regras do CAGED
Existem duas regras que vão ajudar:
- É preciso “movimentar” o rastilho fazendo a pestana;
- A estrutura de intervalos é a mesma da escala das notas naturais e seus acidentes.
Quando executamos os acordes sem pestana (acordes abertos), o rastilho faz o papel da pestana nas cordas soltas. Então, ao usar a mesma forma do acorde Dó(C) para executar outros acordes, é preciso inserir a pestana no formato usado.
A estrutura de intervalos vai ajudar no deslocamento da forma do acorde para navegar entre os acordes. Se a primeira posição da forma executa o acorde Dó(C), subir um tom (duas casas) com o mesmo modelo vai recrutar as notas do acorde Ré(D). Como a disposição das notas no braço do instrumento segue a estrutura da escala maior, para qualquer acorde que for usar o CAGED, mesmo para acordes menores, deve-se sempre usar o intervalo da escala maior para se mover as formas pelo braço.

Exemplo
A figura abaixo mostra o acorde Ré(D) sendo executado com a forma do acorde Dó(C). Perceba que as notas da tríade do acorde Ré(D) são: Ré(D), Fá Sustenido(F#), Lá(A).

Nesse exemplo, a numeração dos dedos precisou mudar para a pestana fazer parte do modelo do acorde Dó(C), executando o acorde Ré(D). O dedo 1, que estava no lugar do dedo, quando a forma é usada para tocar o acorde Dó(C), passou a fazer a pestana.
Ao subir mais um semitom(ST), movendo todos os dedos para a direita sem mudar o desenho do acorde, o novo acorde será Ré sustenido(D#). Enquanto o braço estiver com casas disponíveis para continuar esse movimento, o ciclo de de notas vai se repetindo em tonalidades cada vez mais agudas.
Então, usando o desenho do acorde Dó(C), que é um acorde maior, é possível executar todos os acordes maiores e seus sustenidos/bemóis:
C – C# – D – D# – E – F – F# – G – G# – A – A# – B
Imagine agora que você pode fazer variações do mesmo acorde, em oitavas diferentes, enquanto outro instrumento toca os acordes nas versões tradicionais. Essa técnica torna a música mais encorpada e profunda. Ouça a música “walk” da banda Foo Fighter para perceber que com três guitarras eles exploram muito esse conceito
Porque os acordes Fá e Si não estão no CAGED?
Lembra que eu disse que os acordes Fá(F) e Si(B) se originam de outros acordes? Eles se originam da forma de outros acordes, usando essa mesma lógica que acabei de explicar.
A figura abaixo mostra o acorde Mi(E) sendo executado usando o seu próprio modelo. Note que as notas da tríade do acorde são: Mi(E), Sol sustenido(G#) e Si(B).

Agora veja na figura abaixo a execução do acorde Fá(F), onde as notas da tríade são Fá(F), Lá(A) e Dó(C), usando o modelo do acorde Mi(E)

Para essa transposição, respeitamos as duas regras. A adição da pestana para compensar as cordas soltas e os dedos subiram apenas uma casa, já que entre Mi(E) e Fá(F) só existe um semitom(ST) de distância.
Se movermos esse mesmo modelo do acorde Mi(E) usado para executar o acorde Fá(F) mais um semitom(ST) para a direita, chegaremos no acorde Fá sustenido(F#).
Se movermos mais uma vez outro semitom(ST) para a direita, vamos executar o acorde Sol(G) usando a forma do acorde Mi(E).Achou confuso?
O acorde Si(B) usa o modelo do acorde Lá(A). As figuras abaixo mostram a execução dos dois acordes. Entre as notas Lá(A) e Si(B), existe 1 tom(T) de distância e por isso a forma do acorde Lá(A) subiu duas casas para a direita, trazendo a pestana para compensar o rastilho

Importante lembrar
Use os modelos dos acordes maiores para executar outros acordes maiores e seus acordes com sustenido e bemol. Use os modelos dos acordes menores para executar outros acordes menores e seus acordes com sustenido e bemol. Essa lógica vai servir para todos os outros tipos, como nas tétrades.
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