TÉTRADES

 

Tétrades são acordes formados por 4 notas usando os graus primeiro, terceiro, quinto e sétimo de uma dada escala.

Uma tétrade é uma tríade com a adição de mais um grau, o sétimo. Note que são os números ímpares dos graus de uma escala que formam esses dois acordes.

 

tríades X tétrades
tétrades X tríades

 

As tétrades têm sua representação no formato de cifra bem parecida com a de uma tríade. O que diferencia os dois é a adição no número 7 à cifra de uma tétrade, indicando a presença do sétimo grau da escala. 

O sétimo grau de uma tétrade pode variar entre menor e maior. Quando maior, a letra “M” maiúscula acompanha o número 7 e a ausência da letra indica que a sétima é menor.

 

Dó com sétima maior (C7M)

Dó com sétima menor (C7)

 

Já que estamos falando do sétimo grau, vale a pena relembrar das classificações deste intervalo.

Sétima menor: é o intervalo de sete notas, com dez semitons ou cinco tons entre duas notas.

Sétima maior: é o intervalo de sete notas, com onze semitons ou cinco tons e meio entre duas notas.

 

Empilhamento de terças

 

Você já deve ter ouvido o termo empilhamento de terças para se referir aos acordes. É exatamente o que acontece nas tríades e tétrades. 

Da nota Dó(C) até a nota Mi(E) existem três notas, da nota Mi(E) até a nota Sol(G), mais 3. Da nota Sol(G) até a nota Si(B), outras três.

 

empilhamento de terças
empilhamento de terças

 

O que quero mostrar com isso, é que o nome do acorde vai se somando conforme as suas tríades vão se empilhando. 

O acorde Dó com sétima maior(C7M) é uma tríade maior que forma o acorde Dó maior(C). Ao empilhar mais uma terça maior, mais um nome é somado ao acorde, que nesse caso é a sétima maior.

Imagine que existem dois empilhamentos de terças para que uma tétrade seja formada. O primeiro empilhamento já define uma parte do nome do acorde (acorde maior ou menor) e o segundo empilhamento adiciona mais um nome ao acorde(com sétima maior ou com sétima menor)

 

  T – 3(M) – 5(J) – 7M

           Tríade maior  com sétima maior

 

T – 3(M) – 5(J) – 7

         Tríade maior  com sétima menor

 

Não se esqueça que escalas maiores dão origem a tríades maiores, como Dó maior(C), Ré maior(D) etc.

Escalas menores dão origem a tríades menores, como Dó menor(Cm), Ré menor(Dm) etc.

 

Principais tipos de tétrades

 

Tétrades construídas sobre tríades maiores:

 

Acordes Maiores com sétima maior

 

Os acordes maiores com sétima maior (M7) desempenham um papel fundamental na harmonia musical, especialmente em estilos como o jazz, rock e música clássica contemporânea. 

A presença da sétima maior confere a esses acordes uma sonoridade distinta e característica, influenciando significativamente a progressão harmônica e a criação de melodias.

 

Acordes maiores com sétima maior
Acordes maiores com sétima maior
Acordes Maiores com sétima menor

 

Esses acordes são a base da harmonia tonal e estão presentes em praticamente todos os estilos musicais.

A sétima menor cria uma tensão que busca uma resolução para a tônica, mas de forma mais suave e estável em comparação à sétima maior. Isso faz com que os acordes maiores com sétima menor sejam mais consonantes e fáceis de ouvir.

 

Acordes maiores com sétima menor
Acordes maiores com sétima menor

Tétrades construídas sobre tríades menores:

 

Acorde Menores com sétima maior

 

A combinação da terça menor com a sétima maior cria um som bastante dissonante e tenso, diferente do que estamos acostumados a ouvir nos acordes maiores com sétima menor.

A sétima maior aumenta significativamente a tensão do acorde, criando um som mais agudo e menos resolvido.

 

Acordes menores com sétima maior
Acordes menores com sétima maior
Acordes Menores com sétima menor

 

A combinação da terça menor e da sétima menor cria um som mais consonante e estável em comparação com outros tipos de acordes de sétima.

São utilizados em uma ampla variedade de estilos musicais, desde o jazz ao pop.

 

Acordes menores com sétima menor
Acordes menores com sétima menor

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